O jovem atleta Ryan Aparecido, de 14 anos, natural de Licínio de Almeida, na Bahia, foi convidado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participar do projeto Camping Escolar Paralímpico em São Paulo. A primeira etapa do evento, que reúne jovens talentos de todo o país, termina nesta sexta-feira, 31 de janeiro.
Ryan foi selecionado devido ao seu desempenho nas Paralimpíadas Escolares de 2025, onde conquistou duas medalhas de prata. O CPB escolheu 165 atletas de diversos estados para integrar o projeto, que abrange 12 modalidades esportivas e visa introduzir os participantes à rotina do esporte de alto rendimento.
Além do tênis de mesa, praticado por Ryan, o camping inclui modalidades como badminton, atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC, halterofilismo, natação, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, taekwondo e rúgbi em cadeira de rodas. Este ano, taekwondo e rúgbi foram incluídos pela primeira vez.
A programação começou na última segunda-feira, 26 de janeiro, com uma semana de atividades intensas, incluindo treinamentos técnicos, palestras sobre saúde e nutrição, e encontros com a equipe de comunicação do CPB. Técnicos e auxiliares também participaram das ações.
Ryan expressou sua satisfação com a oportunidade: “Estou muito feliz com o convite. Treinei bastante e aprendi muito nessa semana intensa. Meu sonho é chegar à Seleção Brasileira, mas também quero incentivar outros jovens e chamar a atenção para a importância do apoio de instituições públicas e privadas ao esporte paralímpico”.
A próxima etapa do Camping Escolar Paralímpico está prevista para julho, quando Ryan e os demais atletas retornarão a São Paulo para atividades no Centro de Treinamento Paralímpico do CPB. Todas as despesas de viagem são cobertas pelo Comitê, que conta com o patrocínio oficial da Caixa e das Loterias Caixa.
De acordo com a Sudesb, o evento é uma oportunidade para jovens atletas se desenvolverem e se prepararem para futuras competições.
FOTO: Alessandra CabralCPB
MATÉRIA : SITE AGÊNCIA SERTÃO


